Como aprender Libras online – 5 Passos Essenciais

Publicado em 28 de março de 2019 por Rodrigo Timoteo

Fala pessoal, aqui é o Rodrigo. E nesse post, eu vou te relevar 5 dicas essenciais para você aprender Libras online.

  1. Estude todos os dias

Aprender Libras é igual academia, se você quer ter resultados significativos, você precisa ir todos os dias.

Com o estudo da Libras é a mesma coisa. Não adianta você estudar uma ou duas vezes por semana, ou fazer um ‘intensivão’ e estudar dez horas em um sábado.. você precisa estudar todos os dias.

Então se você estiver estudando pouco na semana, seja sozinho, seja no seu curso, você precisa mudar isso imediatamente.

O ideal é você estudar pelo menos uma hora por dia, mas se você não puder, estude uns 40 ou 30 minutos. O importante é estudar todos os dias.

Seguir essa dica é altamente necessário, é essencial, se você quer aprender Libras. Você pode aplicar todas as outras dicas, mas se não aplicar essa, seu aprendizado não vai evoluir.

Mas, o que você pode estudar? Eu sugiro que você veja pelo menos 3 mini aulas minhas por dia. Essas mini-aulas estão no meu canal do Youtube, gratuitamente. Você pode acessar a Playlist clicando aqui.

2. Foque na compreensão dos sinais

Todo idioma, demanda quatro habilidades principais: Falar, escrever, entender e ler.

Dessas quatro habilidades, a mais importante é o entender.

A compreensão dos sinais é a base de tudo. Não tem como você sinalizar (falar), antes de entender os sinais.

Quando você começou a aprender o português, você primeiro entendeu e depois falou.. e é lógico que se você quiser alterar essa ordem não vai dar certo!

E Infelizmente, é exatamente isso que os cursos de Libras fazem.. o aluno não entende nada, mal entende um “Bom dia” em Libras, mas no primeiro dia de aula vai fazer um dialogo com seu amigo lá na frente..

Daí, quando ele encontra um surdo na rua, ele não consegue se comunicar..

Então, se você até consegue fazer um sinal ou até uma frase em Libras, mas quando o surdo sinaliza, você não entende nada, tem alguma coisa errada com seus estudos.

Minha dica é: na sua hora de estudos diário, gaste 80% do tempo focando na compressão dos sinais.

3. Nunca estude sinais soltos

Muitas pessoas quando começam a estudar Libras, pegam uma lista de sinais de animais, frutas, cidades, etc.. e tentam decorar esses sinais sem um contexto.

O resultado? Você esquece dos sinais com muita facilidade, e além disso, você não consegue se comunicar com surdo, pois não tem contexto no sinal que você aprendeu.

Por isso, você deve focar no estudo de frases em Libras. Nunca pegue uma lista de sinais soltos para estudar.

Inclusive, um erro que muitos iniciantes cometem, é usar aplicativos e dicionários para estudar Libras, sem um contexto.

Não estou dizendo que usar os aplicativos é ruim, estou dizendo que usa-los para estudar sinais soltos é um erro.

Então, você quer aprender algum sinal especifico? Estude uma frase que contenha aquele sinal.

Isso vai facilitar a sua memorização e fará com que você aumente seu vocabulário.

As minhas mini aulas, foca exatamente nisso, no estudo de frases em Libras.

4. Estude pouca gramática

O que é a gramatica na Libras? São os parâmetros da Libras: Configuração da mão, ponto de articulação, orientação, movimento e expressão facial e corporal.

Um erro clássico que vejo todos os dias, são pessoas focando em aprender os parâmetros.

Não estou dizendo que você não deve estudar gramática, mas ela não pode ser o foco do seus estudos.

Ficar estudando muita gramática, mas atrapalha do que ajuda no seu aprendizado, porque você tem que ficar pensando: ‘Onde vai o sinal nessa frase?’ ‘Qual é o movimento’ ‘Qual é expressão facial que tenho que fazer?’ ‘Qual é a expressão corporal preciso fazer para passar a ideia correta do sinal?’

Você perde a naturalidade.

Imagina você conversando com surdo, e quando chega na sua vez de sinalizar, você fica pensando em várias regrinhas gramaticais.. Isso faz com que você trave na frente do surdo..

É melhor focar em estudar frases em Libras. Por exemplo, nas mini-aulas gratuitas que eu publico no Youtube, você aprende todos os parâmetros, mesmo que eu não fale deles para você.

Isso acontece, porque a medida que você se expõe ao idioma, estudando todos os dias, você naturalmente vai entendendo a gramática.

5. Transforme seus estudos em um hobby

No ponto número 1, eu falei que você precisa estudar Libras todos os dias. Mas, não estude Libras como se fosse uma obrigação.

Você deve sentir prazer, deve gostar de estudar..

A partir do momento que você fica motivado para aprender libras, e a língua de sinais começa a fazer parte do seu dia-a-dia, isso vai turbinar seu aprendizado.

6. Paciência e visão a longo prazo

Você não vai aprender Libras da noite para o dia. Exige esforço e paciência.

Se você tem o pensamento de aprender Libras rápido, sugiro que você mude seu mindset. 

Você precisa ter o pensamento de evoluir a cada dia, ir aprendendo cada vez mais, um dia de cada vez..quando você ver, já está conseguindo conversar com surdo sem travar.

Tenho certeza que se você aplicar essas 6 dicas, você vai conseguir aprender Libras

Newsletter

Receba as últimas novidades de Libras pelo Rodrigo Timóteo diretamente em seu e-mail. Preencha abaixo com seus dados e esteja sempre por dentro.

Relacionados
Comentários